Melhores airfryers de 2024: compare e escolha o modelo ideal para você
A airfryer tem ganhado destaque nas casas de quem valoriza praticidade e alimentação saudável. Com ela, é possível fazer uma grande variedade de receitas sem o uso de óleo sem perder em sabor ou textura. Para encontrar a fritadeira elétrica ideal para sua rotina, o guia a seguir apresenta os melhores modelos do mercado e dicas para escolher a sua!
As 10 melhores airfryers de acordo com Cozinha Gif
O que observar quando for comprar uma das melhores air fryes
Por não utilizarem óleo, as airfryers caíram no gosto popular rapidamente. Elas são eletrodomésticos mais práticos de usar, que reduzem o consumo de óleo, a ingestão de alimentos altamente calóricos e também o consumo de energia, conforme a potência do aparelho. Na hora de tomar a decisão sobre sua compra, não se esqueça de considerar os seguintes pontos:
- Capacidade: o tamanho do interior da airfryer e o formato de seu cesto é importante, pois para quem busca aparelhos mais compactos, há opções de 3, 4 ou 5 litros. Já os consumidores com famílias grandes, ou mesmo que querem preparar grandes quantidades de alimentos de uma só vez, devem optar pelas maiores, de até 12 litros. Observe que a capacidade maior vai exigir melhor potência e, portanto, também demandará mais consumo de energia.
- Funções: é possível encontrar modelos que além de realizarem funções básicas de preparo como fritar, assar ou cozinhar, também funcionam como forno elétrico ou desidratadora de alimentos. Para quem precisa de aparelhos multifuncionais ou quer diminuir a quantidade de eletrodomésticos na cozinha, essas versões são uma boa aposta. Observe que mais funcionalidades vão elevar um pouco o preço do aparelho, dessa forma, avalie qual será sua rotina de uso na hora de optar por um modelo mais elaborado.
- Limpeza: observe qual é o material interno, como é possível desmontar as peças. Há também alguns modelos que permitem o uso de máquinas de lavar louça. Confira um guia completo sobre como limpar air fryer que irá facilitar sua vida e procure comprar acessórios que facilitarão a limpeza, como formas de silicone.
- Potência: quanto maior a potência de funcionamento, maior é a sua capacidade de preparo de alimentos em menor tempo. Isso influencia diretamente no consumo de energia e, portanto, nos gastos mensais da sua conta de luz. Vale a pena considerar este detalhe na hora de escolher a airfryer que vai integrar a sua cozinha.
- Certificação: outro ponto bastante importante é o Selo Procel do aparelho. Ele é emitido pela Eletrobrás e serve como uma ferramenta simples e eficaz que auxilia consumidores a comprarem equipamentos e eletrodomésticos que unam eficiência energética e o consumo reduzido de energia.
- Custo-benefício: estabeleça um planejamento de que tipos de receitas pretende fazer em sua airfryer e qual será sua rotina de uso, dessa forma será mais fácil definir as necessidades da casa e priorizar as qualidades como capacidade, controles, funcionalidades e potência. Uma boa dica é pensar também em quem vai usar o produto, muitas pessoas idosas lidam melhor com controles analógicos do que com painéis digitais com muitas funcionalidades.
Depois de adquirir sua airfryer, vá além das receitas conhecidas, como batata frita, e busque opções na internet, há uma infinidade de pratos deliciosos. Para ajudar sua jornada de co